UOL

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Conseqüências da briga de cães

As conseqüências da briga de cães são diversas e vão além da crueldade contra animais. Como em muitas atividades ilegais que envolvem apostas, as brigas de cães atraem outros crimes, normalmente relacionados a drogas,lavagem de dinheiro, extorsão e armas de fogo ilegais. Um chefe de polícia de Ohio disse que das 65 batidas policiais que foram feitas por ele em eventos de briga de cães, 64 revelaram drogas [Fonte: The Arizona Republic (em inglês)]. No caso do astro Michael Vick da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano), oficiais de polícia encontraram sinais de brigas de cães na propriedade do atleta em Virgínia enquanto faziam uma busca por drogas no local. O roubo é um caso freqüente, já que os treinadores roubam animais para usá-los como iscas no treinamento de seus cães. Uma pesquisa também mostra que a briga de cães e o abuso de animais estão associados à violência doméstica contra crianças e cônjuges [Fonte: The Humane Society of the United States (em inglês)]. Com milhares de dólares em jogo, muitos participantes levam armas para se protegerem ou para ameaçarem os outros.
Abrigos de animais informam o aumento do número de abandonos de Pit Bulls e de outros cães associados a brigas de cães.Fotógrafo: Michael Ledray
Agência: Dreamstime.com

Abrigos de animais informam o aumento do número de abandonos de Pit Bulls e de outros cães associados a brigas de cães
Os espectadores de brigas de cães muitas vezes levam crianças às competições, e elas acabam crescendo em meio a uma cultura onde a violência é aceitável e celebrada. Algumas gangues usam a briga de cães como uma maneira de ensinar os novatos, dando a eles um filhote de Pit Bull para ser treinado. Uma pesquisa mostra que algumas crianças de escolas primárias foram expostas a brigas de cães ou já realizaram suas próprias brigas [Fonte: Animal Legal & Historical Center, Michigan State University of Law (em inglês)].
Especialistas dizem que muitas pessoas se envolvem com brigas de cães já que nesses lugares elas encontram respeito, aceitação, poder ou sucesso, elementos que não possuem em suas vidas diárias. Essas são exatamente as mesmas razões pelas quais as pessoas se juntam a gangues, o que talvez explique por que a briga de cães ficou mais popular entre as gangues urbanas.
Apesar de serem muitas vezes associadas a outras coisas, as brigas de cães por si só apresentam perigo para as comunidades, inclusive para os animais da vizinhança. Cães de briga que fugiram já mataram crianças antes que qualquer um fosse capaz de reagir. Os abrigos de animais agora se deparam com um número crescente de Pit Bulls, alguns deles machucados ou com cicatrizes de briga. Além de enfrentarem uma infinidade de problemas médicos, esses cães são agressivos demais para serem criados como animais de estimação, por isso é necessário sacrificá-los.
Durante um julgamento criminal de briga de cães, os cães resgatados às vezes são mantidos por instituições de caridade, em abrigos de animais (em inglês) à custa de cães saudáveis, que devem ser sacrificados para deixar espaço para os cães de briga. Esses cães de briga resgatados também devem ser sacrificados depois do julgamento, já que não é seguro criá-los como animais de estimação.
Devido à visível ameaça dos Pit Bulls, que não são animais perigosos quando criados de maneira apropriada, agora é ilegal em algumas comunidades adotar ou possuir cães dessa raça. Na próxima seção, vamos ver as leis contra briga de cães e os sinais comuns dessa atividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário